Cidade Submersa

O espetáculo propõe a reflexão sobre o patrimônio histórico, compreendendo-o não apenas como arquitetura e documento escrito, mas como memória oral, simbólica, cultural ou social. A especulação imobiliária, o esvaziamento do espaço público e a busca desenfreada pelo progresso são alguns dos agentes do desenvolvimento da metrópole que intensificam o processo de alienação dos habitantes com relação ao percurso histórico da cidade e seus referenciais identitários.

Acreditamos na necessidade de todos se relacionarem com a memória no cotidiano, compartilhando-a e convivendo com ela, não de forma distanciada ou monumentalizada. No espetáculo estão presentes depoimentos colhidos na Vila Itororó, vila histórica da década de 20, localizada no Bairro da Bela Vista em São Paulo, exemplo de um lugar que vem sofrendo um processo de abandono e descaracterização, e mesmo negligência do poder público.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cidade Submersa é resultado das inquietações e da busca por refazer caminhos  traçados em processo avançado de esquecimento. O espetáculo teve sua estréia em 23 de maio de 2010, na Casa das Caldeiras, São Paulo, local onde cumpriu uma temporada de quatro semanas.

Realizamos a estréia de Cidade Submersa na Casa das Caldeiras em maio de 2010, cumprindo temporada de um mês. Em 2011, apresentamos a peça em Suzano à convite da Secretaria Municipal de Cultura; no CCJ – Centro Cultural da Juventude, por meio do Edital de ocupação dos teatros distritais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e na Vila Itororó. Em março de 2012 a peçafoi apresentada na Ocupação São João dentro do Festival Baixo Centro, em abril no Ponto de Cultura Galpão Arthur Netto em Mogi das Cruzes, em maio no Instituto Pombas Urbanas no bairro de Cidade Tiradentes e em junho na Comunidade Cultural Quilombaque em Perus. Em agosto de 2012 a peça apresentou-se na Mostra de Artes Cênicas de Poá e tem apresentações previstas para o dia 25 e 26  em Franco da Rocha dentro do projeto Girandolá Teatro Recebe. Em setembro o grupo se apresentou em Ribeirão Preto encerrando o Festival Gira Sola do Grupo Engasga Gato. Em 2013, levaremos Cidade Submersa para o Festival KNOTS, que se realizará em San Pedro, Argentina, sendo o único grupo a representar o Brasil no evento.

 

 

Veja também: Galeria de Imagens; Vídeos do Espetáculo; Blog

Comments
One Response to “Cidade Submersa”
Trackbacks
Check out what others are saying...


%d blogueiros gostam disto: