Mediação com Público

      Com o intuito de aprofundar a experiência do público, e ao mesmo tempo provocar nosso processo criativo, realizamos algumas ações ao longo do Projeto Desassossego – suas outras memórias. Desde os primeiros momentos da criação de Cidade Submersa fizemos ensaios abertos na Casa das Caldeiras, Largo São Francisco e na Vila Itororó, sempre seguidos de conversas para aproximarmos as etapas da criação junto das reflexões e impressões do público, e assim se interferindo mutuamente.

Debates       

        Algumas ações também foram feitas antes do encontro do público com a peça, como as conversas mediadas por fotografias, vídeos e cenas do espetáculo realizadas na I Semana Teatral da E.E Maria José na Bela Vista, organizada pelo grupo Tia Tralha e também na Creche Comunitária Clara de Assis, também na mesma região. A partir dessas experiências elaboramos o que chamamos de Diálogos colaborativos:

Diálogos colaborativos

– A ação pretende unir mediação com trechos do espetáculo realizados no ato do encontro com o grupo, a possibilidade de cenas inéditas, o compartilhar de outros materiais e produções de fontes diversas como filmes, vídeos, fotografias, etc. que toquem o campo temático do espetáculo.

           Outra ação mais comumente usada pelo  grupo são os debates realizados após as apresentações:

 

Debates

– Em algumas apresentações realizamos debates, com o objetivo de aprofundar junto com os espectadores a experiência cênica, desdobrando esta num ambiente livre para a troca de impressões e dúvidas sobre a peça, propondo reflexões sobre a importância da memória no contexto urbano e os fatores que geram a perda de referenciais históricos e identitários na cidade e outros assuntos tangentes a Cidade Submersa. Os debates podem ser realizados de duas formas:

  • Entre espectadores e grupo, abrindo espaço para compartilhar o processo de criação, questões e reflexões, onde os integrantes do IMPULSO Coletivo mediam o conteúdo do espetáculo de acordo com as necessidades do público e construindo leituras coletivamente;
  • Ou contando com a presença de convidados e especialistas que abordem assuntos, presentes em Cidade Submersa, sob o prisma de áreas como: arquitetura e urbanismo, ciências sociais, história, entre outras.

        Além dessas principais ações ainda podem ser realizadas Oficinas ou Workshops de teatro que fomentem tanto a apreciação estética do espetáculo quanto a sua dimensão reflexiva e crítica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: